Subsecretaria dos Conselhos Municipais de Nova Iguaçu - RJ.
segunda-feira, 12 de março de 2012
RELATÓRIO FINAL DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU EM 16/02/2012
Aos
dezesseis dias do mês de fevereiro de dois mil e doze, o Município de Nova Iguaçu,
realiza na Casa de Cultura Silvio Monteiro, das nove horas até as dezenove
horas à 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL SOBRE TRANPARENCIA E CONTROLE SOCIAL. Cumprindo
todas as instruções emanadas da
Controladoria Geral da União - CGU, Prefeita
Sheila Gama encarregou à Secretaria de Assistência Social e Prevenção a
Violência/SEMASPV na pessoa do Secretário em exercício Senhor Sebastião Wagner
Berriel e a Coordenadoria dos Conselhos Municipais/CCM na pessoa do Coordenador
em exercício Senhor Jubiraci Alves dos Santos, para a realização desta
Conferência. A primeira reunião foi informal, para que fosse formada a COMISSÃO
ORGANIZADORA DA 1ª CONFERÊNCIA MUNICÍPAL SOBRE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
Convocada pelo Coordenador Jubiraci Alves e realizada no dia nove de fevereiro de
dois mil e doze as quatorze horas. O Coordenador
Jubiraci Alves dos Santos apresentou o Senhor Fabio de Souza Santos aos demais
como seu representante, tendo em vista suas urgências enquanto Coordenador das
Subprefeituras de Nova Iguaçu. Esta reunião contou com a presença de
representantes dos segmentos que participaram da 1ª CONSOCIAL. Participarão
desta reunião: Elaine Medeiros/SEMASPV, Solange da Silva Brito/Sociedade Civil
Dulcemary da Silva Serra/MAB, Fabio de Souza Santos/SEMUG, Ângela Maria
Brandão/SEMASPV, Gilberto Carlos dos Santos/Conselho-CMAS, Márcia Claudia
Bonfim Francisco/SEMED e Andreza Gonçalves Vieira/SEMUSDEL. Ficou acordado por
todos que a Comissão Organizadora seria composta por representantes de todos os
segmentos e foi agendada a primeira reunião da Comissão Organizadora para o dia
dez de fevereiro de dois mil e doze às quatorze horas na sala de reuniões da
Coordenadoria dos Conselhos Municipais. Na segunda reunião foi formada a
Comissão Organizadora da 1ª CONSOCIAL DE NOVA IGUAÇU, formada da seguinte
forma: Representantes do Governo - • Secretaria Municipal de
Assistência Social e Prevenção da Violência – SEMASPEV, • Secretaria Municipal de
Controle Geral – SEMCONGER, • Secretaria
Municipal de Despesa e Planejamento – SEMDEP, • Secretaria Municipal de Fazenda – SEMEF, • Secretaria Municipal de
Governo – SEMUG, • Secretaria
Municipal de Saúde e Defesa Civil- SEMUSDEC, • Secretaria Municipal de Educação – SEMED, • Secretaria Municipal da
Cidade – SEMCID / Representantes da Sociedade Civil - • Ordem dos Advogados do
Brasil – Região Nova Iguaçu – OAB/NI, • Cáritas Diocesana, • Associação de Moradores e Amigos do Jardim
Laranjeira e Adjacências, • Núcleo
de Creches e Pré- Escola da Baixada Fluminense, • Instituto Vida Renovada, • Conselho Regional de
Assistência Social, • Comissão
de Acompanhamento e Fiscalização das Obras do PAC – COAFISOP, • Associação de Pais e
Amigos das Crianças Excepcionais, • Instituto de Atendimento e Desenvolvimento
Familiar – IADEF, • Sindicato
do Comércio Varejista de Nova Iguaçu – SINCOVANI, • Sociedade Integrada do
Jardim Ocidental e Adjacências – SIJO, • Centro Comunitário São Sebastião de Vila de Cava-
CECOM, • Federação das Associações
de Bairro da Cidade de Nova Iguaçu – MAB, • Conselho Regional de Contabilidade – CRC/RJ, • Associação de Mulheres, • DAMGEMTE / Conselhos
de Políticas Públicas, • Conselho
Municipal de Assistência Social – CMAS, • Conselho Municipal de Saúde – CMS, • Conselho Municipal de
Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS/FUNDEB / Comissão Executiva • Secretaria Municipal de
Controle Geral – SEMCONGER, • Secretaria Municipal de Despesa e Planejamento – SEMDEP, •
Secretaria Municipal
de Fazenda – SEMEF. Que foi publicada no Diário Oficial da Cidade (OMITIDO DA PUBLICAÇÃO
DO DIA 07/02/12 - PORTARIA SEMUG Nº 005, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2012.). Após formação da Comissão Organizadora a
mesma por unanimidade criou duas subcomissões: COMISSÃO ELEITORAL, composta por: Márcia Claudia Bonfim Francisco, Maria
de Lourdes de Souza e Victor Hugo Miranda da Silva. COMISSÃO DE METODOLOGIA, composta por: Elaine Medeiros/SEMASPV,
Solange da Silva Brito/Sociedade Civil Dulcemary da Silva Serra/MAB, Jubiraci
Alves dos Santos/SEMUG, Ângela Maria Brandão/SEMASPV, Gilberto Carlos dos
Santos/CMAS, Márcia Claudia Bonfim Francisco/SEMED, Andreza Gonçalves
Vieira/SEMUSDEL, Bessy Janes de Sales/ CACS-FUNDEB, Cileide Borges/SEMASPV,
Jackline Barroso Mielke/SEMASPV, Nair Rabelo/CMDCA, Juliana Molina Borçato/CCM,
Carla Renata Façanha Petini/CCM, Rafaela de Souza Tavares/CCM, Iniciou-se a
elaboração do Regimento Interno e como seria a programação para a realização da
1ª CONFERENCIA MUNICIPAL DE TRANSPARENCIA E CONTROLE SOCIAL do Município de
Nova Iguaçu. A realização da 1ª CONSOCIAL foi divulgada: através do blog da
Coordenadoria dos Conselhos Municipais, rádio local, E-mails emitidos à: ONGs,
Associação de Moradores, Secretarias entre outros, Convocação em Diário Oficial
e folders espalhados pelo Município. A 1ª
CONSOCIAL teve início às nove horas com o credenciamento, inscrição dos
DELEGADOS e entrega do material que era composto de: Programação da Conferência
Municipal Sobre Transparência e Controle Social, Regimento Interno, Texto-Base
2011-2012 da Controladoria-Geral da União, bloco para anotações e canetas para
os participantes. Às dez horas foi realizada a abertura oficial com a mesa
composta da seguinte forma: Eliane Moraes Magalhães (Rep.
CGU), Fernando Cid (Vereador), Jubiraci Alves dos Santos (Coord. Geral das
Subprefeituras e Coord. Dos Conselhos Municipais), Estevão Borges Leal Netto (Secretário
Municipal de Controle Geral), Dulcemary da Silva Santos (Presidente do MAB),
Sebastião Wagner Berriel (Secretário de Assistência Social), Sheila Gama (Prefeita).
Cada um fez um breve comentário
sobre a importância desta Conferência no Município ficando com a palavra final
com a Prefeita Sheila Gama, que relatou sua felicidade em estar acontecendo em
seu mandato esta Conferência relatando também um breve resumo de sua “Gestão”.
Em meio à chamada dos componentes da mesa para que pudessem falar, o Mestre de
Cerimônias anunciava algumas das autoridades que prestigiaram a 1ª CONSOCIAL
com sua presença, que foram: Dr. Josemar
Freire dos Santos – Chefe de Gabinete, João Gomes Deiró Duarte – Presidente da
Empresa de Limpeza Urbana/EMLURB/, Acácio
Sperandyo Perez – Coordenador de Defesa Civil, Daniela Marques da Silva Cardoso
– Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Sandra Maria
Gusmão – Secretária Municipal de Educação, Anderson de Ávila Alves – Secretário
Municipal de Cultura e Turismo, Rholmer Abreu Louzada Júnior – Secretário
Municipal de Trânsito, Transporte e de Serviços Públicos. Em seguida
ficamos com a Palestra Magna realizada pela representante da CGU Senhora Eliane
Moraes Magalhães que foi muito precisa em sua apresentação, facilitando o
entendimento dos participantes que puderam realizar posteriormente seus
questionamentos, os quais foram prontamente respondidos. Apesar de um erro na
digitação da programação, esquecido o horário de leitura do Regimento Interno,
a plenária acompanhou a leitura do mesmo que teve a inserção de um Parágrafo Único. Conforme a programação,
passamos para o almoço e em seguida foram retomadas as atividades com a divisão
da plenária em quatro grupos, que discutiriam os seguintes eixos: Eixo I- Promoção da transparência Pública e
acesso a informação de dados Públicos / Eixo II- Mecanismo de Controle Social,
Engajamento e Capacitação da Sociedade para o Controle da Gestão Pública / Eixo
III – A atuação dos Conselhos de Políticas Públicas como Instâncias de Controle
/ Eixo IV- Diretrizes para a Prevenção e o Combate a Corrupção. Já divididos,
os Grupos Temáticos foram orientados por seus facilitadores e relatores. Cada
Grupo deveria apresentar dez propostas das quais juntas deveriam ser votas
vintes propostas que deveriam ser encaminhadas para a estadual. Após o termino
dos trabalhos deu-se início ao processo eleitoral de Delegados para a Estadual,
aonde se candidataram para concorrer para etapa Estadual 37(trinta e sete) candidatos (as),
sendo 22(vinte dois) da Sociedade Civil, 13(treze) do Governo e 02(dois)
Conselho. A eleição foi feita por segmento e da mesma forma foi dado o
resultado da eleição. A 1ª Conferencia
Municipal Sobre Transparência e Controle Social encerrou as dezenove, com o
esclarecimento da Senhora Elaine Medeiros sobre as prestações de contas da 1ª
CONSOCIAL, que de acordo com informações dadas pela Comissão Estadual deve ser
colocada no site e posteriormente as referidas prestações de contas serão
anexadas ao relatório final e a ata da 1ª CONSOCIAL. E foi em meio a fotos
e aplausos que foi encerrada a 1ª CONFERENCIA MUNICIPAL SOBRE TRANSPARENCIA E
CONTROLE SOCIAL em Nova Iguaçu. OBS.
SERÁ ANEXADA A ESTE RELATÓRIO CÓPIA DO RELATÓRIO ENVIADO A COMISSÃO ESTADUAL.
Este relatório foi elaborado pelos integrantes da Comissão Organizadora: Elaine Medeiros/SEMASPV,
Solange da Silva Brito/Sociedade Civil Dulcemary da Silva Serra/MAB, Jubiraci
Alves dos Santos/SEMUG, Ângela Maria Brandão/SEMASPV, Gilberto Carlos dos
Santos/CMAS, Márcia Claudia Bonfim Francisco/SEMED, Andreza Gonçalves
Vieira/SEMUSDEL, Bessy Janes de Sales/ CACS-FUNDEB, Cileide Borges/SEMASPV,
Jackline Barroso Mielke/SEMASPV, Nair Rabelo/CMDCA, Juliana Molina Borçato/CCM,
Carla Renata Façanha Petini/CCM.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Exemplo para futuras Conferências
ResponderExcluir.
Desejo registrar aqui minha satisfação diante de um excelente relatório. Trabalho digno a ser seguido nas próximas conferências do município. Parabenizo a todos os organizadores. Não conheço trabalho igual.
Nota 10.
─ Parabéns pelos os trabalhos e criação do "Conselho". Sou morador na cidade de Carapicuíba - SP., gostaria de receber cópia do Regimento do Conselho Municpal da Transparência. Por isso, desde agradeço, Araújo.
ResponderExcluirEmail: araujo1@superig.com.br, Cel. 11-9931-6301.